quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VII Fórum de Pedagogia da UNIABEU: atividades em 30 de outubro.

Durante o evento que foi aberto pelo reitor Dr Júlio Furtado no dia 29 de outubro, professores e alunos se reuniram para estudar temas de interesse da comunidade acadêmica UNIABEU, possibilitando a expansão do conhecimento para vários setores da formação do cidadão brasileiro.
No dia 30/10, nas salas 114 e 115, a equipe do Ch Penha Projetos Educacionais composta pelas professoras Christiane Penha, Débora Beloni e Viviane Santos apresentaram palestras sobre atividades desenvolvidas pelo profissional de Pedagogia, em diferentes áreas.
Parabenizamos os acadêmicos de Pedagogia pela presença maciça e por ações desenvolvidas na construção de saberes. Outras informações sobre a Graduação em Pedagogia: Objetivos do curso: Aspectos legais - Autorização: Decreto MEC nº 74.118/74 - Publicado em 29/05/1974. Reconhecimento: Decreto MEC nº 79.622/77 - Publicado em 29/04/1977. Renovação do Reconhecimento: Portaria MEC nº 2668/01 - Publicada em 10/12/2001. Coordenação: Profª Ms. Sandra Maria da Silva Xisto. *****Fonte http://www.uniabeu.edu.br/graduacao.php?curso=16

IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas

Fiquem atentos a este evento. Aguardem maiores informações através do site http://cbtc.fbtc.org.br/

terça-feira, 30 de outubro de 2012

X Semana de Extensão da UNIVERSO: apresentação do dia 29/10

Os trabalhos da X Semana de Extensão da UNIVERSO apresentados em 29/10 foram respectivamente: 1- Farmácia em ação: Extensão universitária na participação do perfil dos rodoviários de Niterói e São Gonçalo diante dos fatores de risco da obesidade. 2- Educação e acolhimento na escola: inclusão de todos. 3- O teatro infantil em língua brasileira de sinais, recreação da criança surda. 4- A mulher, a assistência e os direitos sexuais reprodutivos. 5- O envolvimento do parceiro na amamentação: uma contribuição da enfermagem para a promoção da saúde no serviço público de saúde. 6- Trabalhos em comunidades: limites e possibilidades. 7- Proteção Social Básica: uma análise da política social como fortalecimento de vínculos familiares nas seguranças da acolhida, do convívio familiar e comunitário e desenvolvimento da autonomia do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, após a implementação do Sistema Único de Assistência Social no município de Niterói. O momento científico-acadêmico teve a moderação da Prof.ª Dr.ª Paula Land Curi, que provocou os pesquisadores e participantes, a interagirem sobre as propostas apresentadas, fazendo valer cada minuto da noite, tornando ainda mais relevante os momentos de troca de novos saberes. Abaixo, fotos das apresentações do primeiro grupo de pesquisadores. (para melhor visualização clique na imagem)
http://www.universo.edu.br/portal/niteroi/extensao-2/semana-de-extensao/

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

MBA em Teologia Prática e Gestão de Pessoas

(para melhor visualização clique na imagem)

Programa Apoio ao Professor

Sobre o Programa: O Programa Apoio ao Professor é um programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas em educação de todo o Brasil. Totalmente gratuito, ele oferece cursos de extensão na modalidade a distância para qualquer educador ou educadora do país que busque o aperfeiçoamento e o crescimento profissional. O Apoio ao Professor conta com a parceria da Central de Cursos da Universidade Gama Filho, que supervisiona e chancela as suas atividades, oferecendo certificados de participação reconhecidos pelo Ministério da Educação. Diante do alcance e da importância de sua proposta, o Programa Apoio ao Professor tem o apoio da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, através de seu Escritório Regional para a América Latina e Caribe e da sua Representação ante o MERCOSUL. Como primeira iniciativa do programa, o desafio do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação e seus impactos na educação motivou a concepção e elaboração de um curso de atualização sobre o uso dessas novas possibilidades para o ensino médio e fundamental. Elaborado por uma equipe multidisciplinar que reuniu educadores do Brasil e da Espanha, o curso oferece um delineamento teórico-prático que aborda reflexões sobre o uso de novas tecnologias e os seus impactos na educação. Destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas, passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula. Ao mesmo tempo, possibilita a capacitação do professor para a utilização prática de inúmeras ferramentas digitais, como simuladores, livros didáticos digitais, tablets e dispositivos móveis, blogs, wikis, podcasts, rádio-web, vídeo-aulas, repositórios de objetos educacionais, portfólios digitais, tabelas e formulários de avaliação, visitas de campo virtuais, em um planejamento que permite o desenvolvimento de competências do professor para a busca, classificação, armazenamento, validação e reutilização da informação encontrada na Web, visando sempre a geração estruturada de conhecimento. Informações:
http://www.apoioaoprofessor.com.br/

sábado, 27 de outubro de 2012

Curso Online de Operador Mídias Sociais.

Neste curso inovador, o aluno conhecerá algumas das principais ferramentas de autoria para web. Hoje em dia é importantíssimo ter várias contas em redes sociais, como Facebook, YouTube, Twitter entre outras. Sua empresa ou seu cliente deve estar sempre em contato com seus amigos, parceiros, clientes e consumidores. Durante o curso você conhecerá como criar páginas nas principais redes sociais e assim também saberá como administrar todas elas. Neste curso o aluno também conhecerá um novo tipo de serviço que pode ser realizado através da internet: Publicidade em Sites e Blogs - assim ele saberá como monetizar suas redes sociais e ganhar dinheiro com estas publicações. •Vídeos no YouTube; •YouTube Editor; •Como criar um Blog; •Ferramentas para o Blog; •Wordpress e Twitter; •Facebook e Google+; •Comércio Eletrônico (e-commerce).

II Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2012

Contexto e objetivos: O contexto nacional e internacional de crise financeira generalizada e a necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas, quer no que respeita à empregabilidade dos jovens quer à sustentabilidade das instituições, torna premente a criação de oportunidades de reflexão acerca da educação e das tecnologias. Os processos de inovação em meios educativos, através da naturalização do uso das tecnologias, constituem um dos motores da transformação das instituições e dos espaços em que a educação se desenvolve. Importa perceber, através da partilha da investigação neste domínio, o que têm sido e o que podem ser os contributos das tecnologias para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens quer em âmbito escolar quer em outros contextos não reconhecidos tradicionalmente como educativos. Assumindo a relevância da reflexão e do pensamento estratégico no que respeita aos contributos das tecnologias para o desenvolvimento da educação numa visão prospetiva do desenvolvimento social, o II Congresso Internacional TIC e Educação – ticEDUCA 2012 – adopta o tema Em direção à educação 2.0 e apresenta como principais objetivos: - Analisar práticas de inovação educativa com as tecnologias desenvolvidas em contextos formais e não formais; - Divulgar resultados da investigação no domínio da utilização das tecnologias na educação numa perspetiva de construção de novos problemas e novas linhas de investigação e desenvolvimento; - Contribuir para a identificação de domínios e áreas prioritárias de intervenção e de investigação como contributo para o desenvolvimento de agendas de ação com vista à renovação das perspectivas sobre as tecnologias na educação. Público-alvo: O Congresso ticEDUCA 2012 constitui um fórum de análise destinado a todos os profissionais de educação, educadores, professores, formadores e investigadores quer de instituições de educação e formação quer ligados a setores de educação de instituições de outra natureza, e estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento. Comissão Organizadora: João Filipe Matos, Universidade de Lisboa (Coordenador). Fonte http://ticeduca.ie.ul.pt/

Revista UNIABEU: Chamada para o número 11 até o dia 30 de outubro.

A Revista UNIABEU, ISSN 2179-5037, é um periódico quadrimestral, um instrumento de divulgação oficial da UNIABEU Centro Universitário, destinado a publicar a produção acadêmico-científica das áreas de ensino de Graduação e Pós-Graduação, de Pesquisa e Extensão. Publica textos inéditos, em português ou inglês, que são submetidos à avaliação por pares, segundo as normas para contribuições. A revista publica artigos de pesquisadores das áreas de: Ciências Humanas e Letras, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra. A cada número é proposto um dossiê temático, aberto a pesquisadores de outras instituições. Seguindo a política oficial brasileira de editoração de revistas acadêmicas, a revista disponibiliza seus resumos e textos de forma integral para os leitores, sendo, portanto, de livre acesso. A Revista UNIABEU on-line dá continuidade às Revistas UNIABEU impressas: Educação e Saúde (ISSN 1983-0734) e Humanas e Tecnológicas (ISSN 1983-0742).
Esta revista está indexada em QUALIS/CAPES (B3-Administração e áreas afins, B4 Interdisciplinar e História), LATINDEX, SUMÁRIOS.ORG-PERIÓDICOS, WZB (Wissenschatft Zentrum Berlin für Sozialforschung), NEWJOUR, EZB (Elektronische Zeitschriftenbibliothek), Portal de Periódicos CAPES e DOAJ. A Revista UNIABEU receberá artigos e resenhas de todas as áreas de abrangência da revista até o dia 30 de outubro. Dossiê: Memória, história, ficção: entrelaçamentos e limites. Acesso em http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RU/index

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"Semana dos Normalistas" do Colégio Estadual Dom Pedro I em Mesquita / RJ

D. Pedro I, c. 1830(Simplício Rodrigues de Sá)
Na segunda feira dia 22 de outubro de 2012 foi realizado no Colégio Estadual Dom Pedro I em Mesquita, Rio de Janeiro, a "Semana dos Normalistas", que reuniu os alunos do Curso Normal - Formação de Professores de todas as séries, na busca de 'conhecimentos e troca de saberes'.
A Oficina de Libras e Braille teve a participação dos seguintes alunos: 1- Talles Valle, 2- Andressa, 3- Isabele, 4- Tammy, 5- Thamires Alvarenga, 6- Simone da Silva Pereira, 7- Tamara Gonçalves, 8- Raiane Dias, 9- Suellen Correa, 10- Tales Gaspar, 11- Jéssica Castilho, 12- Caroline Ribeiro, 13- Luciane Azevedo.
A direção da escola produziu um evento de excelência, e nos honrou, a presença das professoras Rosimeri Maria Barbosa e Maria de Fátima Andrade Reis, cuja parceria com o CH PENHA PROJETOS EDUCACIONAIS possibilitou a nossa presença nesta instituição de ensino.

20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia

A diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia já deu andamento para que o 20º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, a ser realizado de 31 de outubro a 3 de novembro, pela primeira vez em Brasília-DF, no Centro de Eventos Brasil 21, ocorra de forma impecável, como tem ocorrido nas gestões anteriores.
Como de hábito, no sentido de aprimorar mais ainda o que já foi realizado, mudanças foram propostas. Nosso tema é Fonoaudiologia: Ciência e Profissão. Os diretores científicos, Doutores Marileda Catelan Tomé e Hilton Justino, inovaram quando propuseram que cada departamento desta sociedade tenha uma sala fixa, e que todos os departamentos tenham o mesmo número de palestras e também premiações. Isso fará com que todos os congressistas se sintam acolhidos em suas áreas específicas de conhecimentos e especialidades. Outra grande novidade é que todas as Universidades brasileiras, com cursos de graduação ou pós em Fonoaudiologia, mais o Conselho Federal de Fonoaudiologia e Sistema de Conselhos, em conjunto com os Departamentos Científicos da SBFa, foram convidados a indicar os nomes de palestrantes e temas para a construção da grade científica do congresso. Realizar o congresso em Brasília é bastante estratégico, considerando-se o momento político em que vivemos. Sendo assim, teremos uma sala especialmente reservada para as discussões profissionais e políticas no intuito de fazer crescer a profissão. Esse será o momento para sensibilizarmos os políticos e gestores sobre a importância da Fonoaudiologia. Você, congressista, será fundamental neste processo. Sua presença mostrará a força que temos e também tudo o que queremos. De fato, como diz o velho e bom ditado: “A união faz a força”. Este será mais um momento no qual a União de todo o Brasil fará valer a nossa voz, a voz da Fonoaudiologia. Até lá! Irene Marchesan. Fonte http://www.sbfa.org.br/fono2012/pg.php?pg=mensagem

Mestrado em Psicologia da Saúde

Estão abertas as inscrições do processo de seleção para o Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo. Prazo de inscrições: 9 de novembro de 2012. Número de vagas: 25. Linhas de Pesquisa: - Prevenção e Tratamento; - Processos Psicossociais. O programa, criado em 1982, é considerado o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde credenciado no Brasil e tem como diferencial os grupos de pesquisa e as bolsas de estudo fornecidas pela CAPES. Além disso, na avaliação trienal 2007-2009 da CAPES/MEC, foi contemplado com nota 4. Conheça também outros cursos de Especialização: • Psicopedagogia Clínica e Institucional • Ciências Aplicadas ao Esporte • Resolução de Conflitos: Práticas Restaurativas • Direitos Difusos e Coletivos. Acesse o Edital de Seleção em http://www.metodista.br/pospsico/processo-seletivo/

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VII semana de Letras da UNIABEU

O CH Penha Projetos Educacionais, participou com seus pesquisadores da VII semana de Letras da UNIABEU, cujo tema este ano foi "Nas linhas das produções acadêmicas".
A equipe desenvolveu no auditório da Instituição, a oficina intitulada "Os desafios do ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos", onde os dinamizadores, professores Delfim Morais Santos, Layane Cristine de Souza, Christiane Maria Costa Carneiro Penha e Antonio Ricardo Penha, contaram efetivamente nesta construção de saberes, com a participação dos acadêmicos de Letras e Pedagogia da UNIABEU, dos alunos do curso de Libras de Mesquita e de alunos do curso de formação de professores do Colégio Dom Pedro I.
Local: Rua Profº Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537 - Centro - NILÓPOLIS - RJ - CEP 26525-060 Tel (21)3214-8200. site www.uniabeu.edu.br

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