quarta-feira, 25 de março de 2015

Gestão de Projetos aplicada à Produção Cultural.

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Por Erick Maciel. A Cultura recentemente foi reconhecida como atividade econômica, o que possibilitou a ampliação de oportunidades de novos negócios no setor, inclusive proporcionando o surgimento de novos conceitos de economia, como economia criativa e economia da cultura. Cultura como atividade econômica, embora tenha transposto fronteiras, cria novas relações de trabalho e apresenta uma evolução qualitativa e quantitativa significativa, ainda assim mantém certa dependência dos poderes político e econômico. . A produção e o produtor cultural: Nesse contexto, o produtor cultural precisa estar atento às oportunidades que se apresentam. Por isso, é preciso investir em um conjunto de ferramentas adequadas para lidar com a administração, o marketing, o recrutamento e a seleção, o cronograma, entre outros. O trabalho no setor cultural exige tanto conhecimento genérico, quanto específico. Saber dosar uma formação ampla e sólida com o conhecimento técnico, habilita o produtor cultural a dialogar com todas as instâncias da sociedade, possibilitando-o desenvolver ações diversificadas e únicas em todas as áreas que transpassam pela Cultura. produtor mundoProdução cultural é planejar, elaborar e executar projetos culturais, considerando critérios artísticos, sociais, políticos e econômicos. O produtor cultural cria e organiza projetos artísticos e culturais, como espetáculos de teatro, dança e música, produções televisivas, festivais, mostras, eventos etc. É fundamental destacar que é o produtor cultural (podendo estar junto com uma equipe) que cuida de todas as etapas do projeto, desde a concepção até a captação de recursos e realização final. Neste caso, a gestão de projetos se faz necessária para o sucesso do projeto cultural. . O que é um “projeto”? Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A natureza temporária dos projetos indica que eles têm um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos ou quando o projeto é encerrado, já que os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou quando a necessidade do projeto deixa de existir. Os projetos são temporários e únicos. O projeto é definido para criar um único produto em determinado tempo. O projeto é temporário porque tem um começo e um fim definidos. O projeto é único porque o produto resultante é diferente e distinto dos demais existentes, mesmo que elementos repetitivos possam estar presentes em algumas atividades do projeto, esta repetição não altera as características fundamentais e exclusivas do trabalho do projeto. Por exemplo, um show de música pode usar os mesmos instrumentos, materiais, equipamentos e equipes, porém a localização de sua execução, o design do projeto, os contextos e circunstâncias, as partes interessadas são diferentes, o que torna este novo evento único, diferente, com sua própria identidade. Ressalta-se que a temporalidade do projeto não significa curta duração, já que muitos projetos podem se estender por anos. Porém, em todos os casos, a duração é finita. . Por que saber gerenciar projetos culturais? Com isso, é muito importante que o produtor cultural saiba gerenciar seus projetos. Administrar projetos de forma eficaz é definir, racionalizar e otimizar todas as regras de trabalho essenciais ao bom resultado do produto cultural. É valorizar o trabalho em equipe, com todos cooperando e focados no resultado. É o modo como as pessoas competentes e envolvidas se agrupam para conseguir os resultados desejados. É projetar e fazer medições de desempenho e progresso de forma criteriosa. É fazer com que os colaboradores conheçam e entendam toda a sistemática do projeto cultural, tendo como resultado a motivação e o comprometimento de todos os envolvidos. O produtor cultural através de indicadores de desempenho e progresso, pode acompanhar continuamente a sua eficácia, evitando a ocorrência de gargalos. O produtor cultural necessita gerenciar seus projetos de maneira integrada, assegurando que todos os esforços estejam orientados para o atendimento de seus objetivos propostos, ou seja, conduzir todos e tudo para o objetivo comum, que é o produto cultural proposto. Esta ação se chama sinergia. Para se ter sinergia é fundamental estabelecer as responsabilidades e autoridades pela gestão das atividades que precisam estar integradas, todas focadas para atingir o resultado final. Os produtores culturais que tiverem uma gestão de projetos eficaz estarão construindo um sistema sempre focado nas inovações que agregam valor à obtenção de resultados. Projetos bem definidos e integrados estarão fortemente apoiados em um modelo de gestão que garantirá o sucesso do produto cultural gerado. Uma característica importante do projeto é a sua elaboração progressiva, o que possibilita a inserção da inovação no processo criativo. Fator relevante para a diferenciação dos produtos culturais gerados. . Objetivos dessa série! Enfim, o objetivo desta série de artigos é disseminar a cultura da gestão de projetos na produção cultural. Desta forma, os assuntos trabalhados serão: Concepção, elaboração e execução de projetos culturais: Será apresentado alguns métodos para geração de ideias e agregação de valor aos projetos culturais, como Business Model Generation, Visual Thinking, Design Thinking, Think FF, FORTH Innovation e inteligência Sociocriativa. Pré-produção/Preparação; Produção/Execução e Pós-Produção/Encerramento Discutir-se-á a aplicação dos conceitos apresentados no PMBOK e de técnicas de gestão de projetos na área da cultura. Como se vê, o produtor cultural desempenha uma diversidade de papéis, como porta-voz, disseminador, líder, supervisor, empreendedor, solucionador de problemas, que podem ser organizados em três categorias: informacional, interpessoal e decisória. A gestão é uma mistura desses papéis. A gestão é uma prática onde arte, ciência e trabalho se encontram e se entrelaçam para o sucesso. Espero que vocês possam acompanhar essa série de textos que tentarei trazer ao máximo as ferramentas tradicionais de gestão de projetos para junto do mundo nada tradicional da cultura! . Referências: CHIAVENATO, Idalbederto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações – da intenção aos resultados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. PIMENTEL, Alex. Curso de gerência de projetos. São Paulo: Digerat Books, 2008. TRENTIM, Mário Henrique. Gerenciamento de projetos: guia para as certificações CAPM e PMP. São Paulo: Atlas, 2011. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). — Quinta edição. 2013.
Erick Maciel Erick Maciel: Docente da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, onde atua no Curso de Relações Públicas - Ênfase em Produção Cultural. Foi Consultor do Sebrae/RS e Instrutor do Senar/RS entre os anos de 2010 e 2013, atuando em diversas áreas do conhecimento. Além, das atividade de docência, atua como Produtor Cultural e Audiovisual, possuindo diversos projetos aprovados por Leis de Incentivo à Cultura e Seleções Públicas por edital. Fonte: Blog Radar da Produção. Acesso em http://blog.radardaproducao.com.br/procult/10226/gestao-de-projetos-aplicada-a-producao-cultural/

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