segunda-feira, 9 de março de 2015

Os Pergaminhos do Mar Morto - O que eles revelam?

Por Jonathan Lipnick. História dos Pergaminhos. A HISTÓRIA: Em janeiro de 1947 um jovem pasto beduíno do Deserto da Judéia estava se aproveitando da abundante grama que cresceu depois das chuvas de inverno para que suas cabras pastem. Quando uma das cabras escapou, ele seguiu ela até um penhasco de pedras e dentro de uma caverna onde nenhum homem havia entrado por centenas de anos. O garoto jogou uma pedra dentro da caverna para assustar a cabra e acabou escutando o barulho de algo quebrando. Ele acendeu um fósforo e encontrou uma jarra de barro quebrada que continha um pergaminho. Ele ainda não sabia, mas essa seria uma das descobertas arqueológicas mais famosas do mundo: a cópia mais antiga já encontrada do Livro de Isaías. Durante os anos seguintes, centenas de pergaminhos similares seriam descobertos em cavernas na mesma área. Este vasto arquivo, que hoje é chamado de Pergaminhos do Mar Morto, é certamente a descoberta arqueológica mais importante de Israel. Esses textos nos contam muito sobre uma época da história que não era compreendida anteriormente: o período entre o Antigo e Novo Testamento. Isto certamente explica melhor o mundo tumultuoso em que Jesus nasceu.
A PAISAGEM: Ao contrário do que pensamos, os Pergaminhos do Mar Morto não tem conexão com o Mar Morto, o ponto mais baixo da terra. As cavernas onde os pergaminhos foram encontrados ficam localizadas perto de Qumran, que faz parte do Deserto da Judéia. Este deserto árido é composto de milhares de cavernas formadas pela força devastadora das águas da chuva que caem nas colinas de Judá. Em seu caminhos pelos desfiladeiros profundos (wadis), estas poderosas inundações instantâneas erodem a pedra calcária, deixando crateras nas paredes dos desfiladeiros. Isso transformou esta região em um local ideal para foras da lei, fugitivos e ascetas. Na Bíblia Hebraica, o jovem David se esconde do Rei Saul no Deserto da Judéia (1 Samuel 24). Nos Evangelhos, Jesus é tentado pelo Satã por quarenta dias e noites no Deserto da Judéia (Mateus 4). UMA NOVA VISÃO DE HISTÓRIAS ANTIGAS: Se você é um leitor veemente da Bíblia e deseja entender melhor o mundo onde as histórias bíblicas aconteceram, matricule-se agora no curso Explorando a Terra da Bíblia da eTeacher. Ao entender o cenário físico, você lerá a Bíblia com outros olhos.
Jonathan Lipnick: Diretor do Depto. de Estudos da Terra Santa., eTeacherBiblical. É doutorando em Estudos Cristãos adiantados na Universidade de Harvard. Ele tem mestrado em estudos religiosos na Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Harvard e um BA em estudos religiosos na Universidade de Indiana. Contato da eTeacher. Matrículas e Atendimento ao Cliente: Por telefone: Brasil: (11) 3957-0655. Ligação grátis dos EUA e Canadá: 1-800-316-3783. França: 09 75 17 88 43. Rússia: 8-10-8002-7741012. Alemanha: 0800-181-3058. Israel: +972-3-7554140. Outros países: 1-646-200-5822. Por e-mail: Cadastro e informações sobre os nossos cursos: advisor@eteachergroup.com - Sede Mundial do Grupo eTeacher: Rua Oholiav, 8, Ramat-Gan, 52522, Israel. Telefone do Escritório: +972-3-7554111. Fax: +972-3-7554322. Ligação grátis dos EUA e Canadá: 1-800-316-3783. http://eteacherbiblical.com/pt-br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas