sexta-feira, 6 de julho de 2012
Universidade Metodista de Piracicaba: Mestrado e Doutorado 2012.2
Proposta do Programa em Educação.
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, responsável pelos Cursos de Mestrado e Doutorado, visa formar pesquisadores, docentes e outros profissionais na área.
Do ponto de vista acadêmico/pedagógico, desde 1997 a organização do Programa e suas atividades de ensino, pesquisa/orientação e extensão, no âmbito tanto do mestrado quanto do doutorado, orientam-se por dois eixos temáticos:
Teorias Educacionais e Processos Pedagógicos; e
Política e História da Educação.
O primeiro privilegia o estudo das teorias de educação e os processos pedagógicos, especialmente a partir da análise da prática pedagógica e de suas tendências, dimensões e linguagens, no contexto histórico social, em termos amplos e na especificidade da instituição escolar. O segundo enfoca em especial a política, a gestão e a história da educação no Brasil, com seus desdobramentos práticos na organização e planejamento do sistema educacional em seus diferentes níveis.
Esses dois eixos temáticos são visualizados e entendidos na prática acadêmico/pedagógica do Programa como necessariamente integrados, mantendo-se sua distinção em termos didáticos para não se perderem de vista importantes dimensões do que em última instância constitui o grande eixo temático orientador do Programa: O PROCESSO EDUCACIONAL E PEDAGÓGICO, em toda a sua compreensão e extensão, desde seus condicionantes políticos, históricos e epistemológicos até seus aspectos teórico-práticos mais específicos.
À luz destes enunciados o Programa estrutura pedagogicamente em quatro Núcleos de Estudos e Pesquisas, a saber:
Formação de Professores,
História e Filosofia da Educação,
Política e Gestão da Educação,
Práticas Educativas e rocessos de Interação.
Os Núcleos de Estudos e Pesquisas constituem-se a partir da aglutinação, por afinidade de interesses temáticos, de um número mínimo de docentes e discentes do Programa, e respondem pela organização e desenvolvimento da produção acadêmico-científica, que compreende, entre outros, o desenvolvimento de linhas e projetos de pesquisa, a participação na oferta das disciplinas básicas obrigatórias, o oferecimento de três a quatro disciplinas “nucleares” anualmente, a coordenação das atividades supervisionadas, e a orientação de dissertações e teses. Além disso, os Núcleos trabalham sua especificidade na correlação com o(s) eixo(s) temático(s) e com os demais núcleos, de tal forma que o Programa assegure sua unidade na tensão do diferente.
A adoção desta estrutura organizacional pedagógica do Programa, deu-se após vários anos de reflexões sobre a experiência da estrutura em áreas de concentração, em especial quando se avaliava a implantação do Curso de Doutorado. Diversamente das Áreas de Concentração, os Núcleos de Estudos e Pesquisas são estruturas muito mais flexíveis e ricas de possibilidades organizacionais. São espaços que aglutinam e integram as atividades científico-acadêmicas de docentes e discentes, onde muito mais facilmente se podem dar a discussão e a incorporação de novos temas, subtemas de investigação e de novas abordagens teórico-metodológicas.
Reconhecimento
O Programa de Pós-Graduação em Educação é Reconhecido pela CAPES. Conceito 5
Fonte http://www.unimep.br/gdc_cursos_conteudo.php?cod=150
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário