quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bibliografia básica para quem vive em dança.

Por Liana Vasconcelos. Início de ano, resolvi então dar uma arrumada na biblioteca aqui de casa. Bom… já é de se esperar que oitenta por cento dela seja composta por livros de arte e cultura. E eu diria que uns sessenta por cento de livros de dança!
Organizando os livros, fui lembrando da importância que tiveram em cada fase da minha carreira, desde o início! Lembro de quando eu era ainda bem novinha e minha mãe me deu o livro “Como me tornei uma bailarina”, com a história de Anna Pavlova e pinturas do famoso Edgar Degas. Ela me presenteou também com o “Os jovens bailarinos” escrito pela ex-bailarina do Royal Ballet de Londres, Darcey Bussell. Este, ensina desde os primeiros passos até a como se amarra de forma correta a fita das sapatilhas. Eu escreveria um testamento se fosse descrever cada livro que está aqui à minha frente. Então resolvi fazer um TOP TEN: Eleger os dez livros de dança que mais me ensinaram e influenciaram durante esses últimos anos. Tarefa bem difícil!! Mas a ideia é fazer com que aqueles que estão começando ou que já vivem em dança, tenham uma referência bibliográfica básica sobre a arte do movimento! Comecei dividindo essa bibliografia em cinco categorias. A primeira é:
Terminologia: Fundamentos_da_Danca_ClasPara se começar a dançar é preciso ter noção do nome dos passos, das posições de braços, pernas e cabeças, além de saber como se executa especificamente cada movimento do Ballet Clássico, que considero ser a mãe de todos os tipos de dança, em termos de desenvolvimento técnico corporal. Então vamos a dois livros básicos: 1. Fundamentos da Dança Clássica – de Agripina Vaganova com Tradução de Ana Silva e Silvério. 2. Balé – Passo a passo – História/Técnica/Terminologia – de Flávio Sampaio.
História: Para entender e executar uma arte, qualquer que seja ela, é necessário ter os conhecimentos de sua história: de onde veio, como surgiu, de que forma se desenvolveu etc. Para tal, três livros fundamentais: 3. História da Dança – de Maribel Portinari. 4. História da Dança – Evolução Cultural – de Eliana Caminada. 5. Dança no Brasil – de Ida Vicenzia, pela Funarte.
Corpo: corpo-comunicacao-e-cultura-a-danca-contemporanea-em-cena-denise-da-costa-o-siqueira-8574961620_200x200-PU6eb72462_1Para se falar em dança, precisa se falar em corpo, especialmente em relação à dança contemporânea!! É necessário conhecer sua movimentação, a história de sua libertação e evolução. Indico para essa temática, dois livros: 6. Corpo, comunicação e cultura: a dança contemporânea em cena – de Denise Siqueira 7. Movimento Total: O Corpo e a Dança, de José Gil.
Filosofia: A dança, como arte, está estritamente relacionada às questões filosóficas do pensamento e do estar humano no mundo. “O que aconteceria se, em vez de apenas construir nossa vida, nós nos entregássemos à loucura ou à sabedoria de dançá-la?”, esta frase é de Roger Garaudy, autor francês do melhor livro que posso indicar, que relaciona dança e filosofia: 8. Dança a vida, de Roger Garaudy.
Biografias: livro-dancando-em-meu-tumulo-gelsey-kirkland-c-greg-lawrenc-15565-MLB20104109862_052014-FIndico aqui dois livros que contam a história da carreira de dois grandes nomes da dança mundial. Eles revelam as glórias e as derrotas de uma carreira que não é fácil, uma profissão em que a competição muita vezes fala mais alto. Vale a pena conferir essas duas histórias: 9. Nureyev: uma biografia – de Peter Watson. 10. Dançando em meu túmulo – com a história de Gelsey Kirkland, de Greg Lawrence. Enfim, estes são apenas dez livros, dentre tanto outros que tenho para indicar. Mas acho que já é um bom começo para aqueles que querem se aventurar pela arte do movimento, com o corpo e também através das palavras! Boas leituras!!
Liana Vasconcelos Liana Vasconcelos. Bailarina clássica formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa(Fundação Theatro Municipal RJ) e pela Royal Academy of Dance(Londres). Produtora Cultural formada pela UFF. Também escreve para o site Tag Cultural. Colaborou com mais de 200 verbetes para enciclopédia online “Dança em Rede”. É bailarina-intérprete e produtora do projeto “Corpo da Cidade”. Atualmente é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Fonte: Radar da Produção. Acesso em http://blog.radardaproducao.com.br/danca/10214/bibliografia-basica-para-quem-vive-em-danca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas