quinta-feira, 2 de abril de 2015
POP: Oficina de roteiro & Oficina de escrita livre.
Oficina de roteiro "Lucas Paraizo".
O objetivo do curso é qualificar roteiristas, profissionais ou em formação, na execução de roteiros cinematográficos narrativos. Da ideia à premissa, da premissa aos personagens, dos personagens à estrutura, da estrutura às cenas e sequências. Atravessando as principais etapas do processo criativo, com exemplos e exercícios práticos, o curso pretende preparar o aluno a desenvolver e analisar sua história audiovisual.
25 de junho:
A dramaturgia e seus conceitos. As etapas do processo criativo. As possibilidades da ideia. O Tema e a Premissa. Storyline.
2 de julho:
Criação de personagens complexos. Pesquisa, ambientação e desenvolvimento de biografias. Sinopse.
9 de julho:
Estrutura narrativa clássica e sua variações. Trama versus personagem. O argumento e a escaleta.
16 de julho:
Construção da cena e da sequência. Os beats e seus elementos de composição. O artifício e o subtexto. O ponto de vista. Análise de cenas e sequências.
23 de julho:
As funções do diálogo. O diálogo sinfônico e sua camadas. Formato de escritura padrão e suas variações. Leitura de roteiros.
Lucas Paraizo é roteirista de cinema e TV. Formado em jornalismo pela PUC-Rio e em roteiro pela EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba), pós-graduado em roteiro pela Escola Superior de Cinema e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Autônoma de Barcelona. Na Rede Globo, Lucas escreveu as séries A Teia, O Caçador e O Rebu. É autor do livro Palavra de Roteirista. Atualmente pertence ao corpo docente dos cursos de cinema da PUC-Rio e da EICTV.
OFICINA DA ESCRITA LIVRE com "Claudia Roquette-Pinto".
A oficina de escrita criativa terá como foco a prática de exercícios de texto e a exploração do imaginário de cada participante. Exercícios lúdicos, desafios, leituras e trocas, numa oficina que se propõe a criar um espaço de diálogo aberto, sem hierarquias. Ao final, os alunos terão experimentado algumas formas de escrita e produzido uma pequena crônica, um conto e um poema.
6 de maio:
Breve apresentação do curso, expectativas e intenções, leitura em grupo. O início: a elaboração de um parágrafo.
13 de maio:
Leituras e instigações. A crônica, referências e fundamentos. Exercícios práticos. Produção de uma minicrônica.
20 de maio:
Leituras e instigações. O conto, referências e fundamentos. Exercícios de conto.
27 de maio:
Leituras e instigações. Produção de um miniconto.
3 de junho:
Leituras e instigações. A poesia e o que ela não é. Exercícios práticos e produção de um poema.
10 de junho:
Leitura coletiva dos textos produzidos durante o curso pelos alunos e pela professora.
Claudia Roquette-Pinto é poeta. Formou-se em tradução literária pela PUC-RJ. Dirigiu, durante cinco anos, o jornal cultural Verve. Tem cinco livros de poesia publicados: Os Dias Gagos (Edição da autora, RJ,1991); Saxífraga (Editora Salamandra, RJ, 1993); Zona de Sombra (Editora 7 letras, RJ, 1997); Corola (Ateliê Editorial, SP, 2001 Prêmio Jabuti de Poesia/2002) e Margem de Manobra (Editora Aeroplano, 2005).
Fonte: Polo do Pensamento - POP. Acesso em http://www.polodepensamento.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário