domingo, 7 de outubro de 2012
Instituto de Pesquisa e Pós-graduação Ciências Médicas
Com o objetivo de sistematizar e aperfeiçoar as atividades desenvolvidas nos cursos de especialização e pós-graduação, lato e strictu sensu, além de implementar as atividades de extensão e pesquisa na Faculdade de Ciências Médicas, foi criado, em 2010, o Instituto de Pesquisa e Pós-graduação Ciências Médicas, que coordena as atividades dos cursos presenciais e a distância e tem o objetivo de cumprir uma das principais metas da instituição, que é a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade, através da produção do conhecimento e desenvolvimento de pesquisas no campo das ciências da saúde, sempre aliados à tecnologia e excelência do ensino.
História
:
A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais foi fundada no dia 11 de novembro de 1950, por um grupo de médicos da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, motivados pelo sonho do Dr. Lucas Monteiro Machado – médico, professor e humanista, idealizador do projeto.
O início de suas atividades como Instituição de Ensino Superior (IES) ocorreu em 1951, tornando-se, dessa forma, a segunda faculdade de medicina do Estado de Minas Gerais. Ainda hoje, ela é considerada uma das mais tradicionais escolas do país, sendo reconhecida por sua excelência no ensino na área de saúde. Destaca-se, igualmente, por ter sido a primeira Instituição de Ensino Superior a implantar os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Estado, em 1961.
Em 1965, passou a oferecer cursos de pós-graduação lato sensu, incluindo residências médicas e especializações, em vários hospitais de Belo Horizonte. Em 1969, assumiu a total responsabilidade sobre os cursos, reconhecidos por decreto dois anos mais tarde.
Em 1988, a Faculdade se destacou pela implantação da pós-graduação para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Em 1989, reafirmou sua atuação integrada em ensino e saúde, estendendo seus serviços também às populações carentes do interior de Minas Gerais, por meio de convênios de Internato de Saúde Coletiva/Metropolitano com prefeituras, direcionados para atividades de saúde coletiva e do Programa Saúde da Família - PSF.
Na década de 90, consolidou seu modelo educacional (docente-assistencial) e assumiu o Hospital São José em 1990, através de convênio com o Governo do Estado, transformando-o em hospital universitário.
Em 2005, criou o Centro de Educação a Distância, o Ciências Médicas Virtual - CMV, projetando a Faculdade ao momento atual da educação e às exigências geradas pelas novas tecnologias, descobertas e pesquisas no campo da saúde.
Inscrições abertas para os seguintes cursos:
Diretor do Instituto de Pesquisa e Pós-graduação Ciências Médicas.
Prof. José Rafael Guerra Pinto Coelho.
Saiba mais sobre as pós-graduações em http://www.fcmmg.br/ipg/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário