quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ACONTECEU NO VII JEL 2012: LIVROS E CONVERSA COM AUTORES.

Aconteceu no JEL 2012: LIVROS E CONVERSA COM AUTORES.
1. Tania Shepherd. Caminhos da Linguística de Corpus, organizado por Tania Shepherd, Tony Berber Sardinha e Marcia Veirano Pinto. Mercado das Letras. O VIII Encontro de Linguística de Corpus aconteceu imediatamente após a III Escola Brasileira de Linguística Computacional, ambos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo assim uma ponte entre dois enfoques que muitas vezes costumam trilhar caminhos bem diferentes, porque os adeptos de corpus focalizam e questionam o lado linguístico e os de computação fixam sua atenção mais em recursos e métodos computacionais, sobretudo de aplicabilidade prática. Um rápido olhar sobre os assuntos aqui trabalhados deixa evidente a visão abrangente dessa linguística de corpus no contexto brasileiro: os tópicos compreendem desde a gramática, metáfora, ontologias, arte culinária e até samba. Focalizam métodos, línguas (predominantemente o português, mas também inglês e espanhol), problemas de aprendizagem, tradução. Não somente abrangente, mas conciliador e eclético: tem-se a impressão que o que em outros países pode representar divergência, aqui procura união. Afinal estamos todos engajados numa procura por meios computacionais de melhorar o nosso entendimento da língua e de linguagem. O presente livro representa, portanto, "a meeting of minds" de que me lembro tão bem, num Rio de Janeiro como sempre hospitaleiro e atraente. Ao leitor que não teve a possibilidade de participar, eis aqui a sua chance: realmente vale a pena visitar e revisitar os cenários aqui ilustrados. - Mike Scott. 2. Tania Shepherd. Tecnologias e Mídias no Ensino de Inglês: O Corpus nas “Receitas”, organizado por Tony Berber Sardinha, Tania Maria Granja Shepherd, Denise Delegá-Lúcio e Telma de Lurdes São Bento Ferreira. McMillan. Todo professor sabe que os alunos usam e gostam de tecnologia. Eles estão sempre em con­tato com o que há de mais novo na Web, no com­putador, no celular, nos tablets, nos MP3 players, enfim, em todos os devices a que têm acesso. O mundo está mudando, e a revolução é tecnoló­gica. Por outro lado, essas tecnologias ficam do lado de fora dos portões da escola, pois não são vistas como recursos para aprendizagem. Ou me­lhor, não eram. Este livro vem para ajudar a mudar esse cenário, mostrando como o professor pode usar as tecnologias e mídias em aula para ensinar inglês, de modo autêntico e estimulante. Tecnologias e Mídias no Ensino de Inglês: O Corpus nas “Receitas” mostra maneiras sim­ples e práticas de usar recursos tecnológicos. Com ele, você vai aprender como incorporar à sua prá­tica os mais variados recursos tecnológicos, des­de vídeos do YouTube, a games, música, filmes e outros recursos, com exemplos claros e atividades motivantes. 3. Zinda Vasconcellos. Construindo Sentido na Linguagem. Multifoco. Este livro reflete uma história de vinte anos de reflexões sobre o modo como o sentido se cria na linguagem e as implicações que disso decorrem quanto à natureza de uma possível faculdade de linguagem. Trata-se de um diálogo com teorias semânticas que pressupõem concepções de significado consideradas incompatíveis com o funcionamento empírico da linguagem, além de impossíveis por questões de princípio. O livro tem duas partes. Na primeira estão os artigos que desenvolvem tal discussão, que não é travada apenas em abstrato, mas se ancora num trabalho de descrição lexical concreto, que focalizou o fenômeno da expansão de sentidos, especialmente revelador do modo como o sentido surge na linguagem. Tal descrição analisou as relações de sentido entre 128 acepções do verbo *passar*, mostrando a base imagética que subjaz aos sentidos do verbo, mas também todo o rico "trabalho de elaboração" que se dá na linguagem em torno dessa base. Já na segunda parte, o tema muda da natureza dos significados lexicais para a dos próprios itens lexicais, especialmente quando multivocabulares: os artigos aí incluídos analisam os fatores que, conjuntamente, determinam o que é ou não uma palavra. 4. Maria da Graça Salgado. Stefan e Lotte Zweig: cartas da América, Rio de Janeiro, Buenos Aires e Nova York (1940-42) de Darién J. Davis & Oliver Marshall. Versal Editores. As muitas especulações sobre a relação do escritor Stefan Zweig com o governo e o povo brasileiros, sobre seu casamento com Lotte Zweig e os últimos anos de vida do casal durante o exílio no Brasil, enfim, serão esclarecidas. Em obra póstuma e pelos próprios protagonistas. A Versal Editores lança “Stefan e Lotte Zweig, Cartas da América - Rio, Buenos Aires e Nova York 1940-42”, livro com a única série de cartas escritas por Lotte Zweig de que se tem notícia, e a maior série de cartas escritas por Stefan Zweig na América do Sul, com tradução de Maria da Graça Salgado. 5. Vania Dutra. Língua Portuguesa e Ensino - reflexões e propostas sobre a prática pedagógica (2012). Organizado por Darcilia Simões. Dialogarts. 6. Mariângela Rios (UFF) e Maria Maura Cezario (UFRJ). Adverbiais – aspectos gramaticais e pressões discursivas. EDUFF. Coletânea formada por pesquisas empreendidas pelo Grupo de Estudos Discurso & Gramática, em torno de projetos voltados para a ordenação, a polissemia e a gramaticalização de adverbiais numa abordagem histórica. A obra se distribui em duas grandes partes: a primeira, de natureza mais conceitual e teórica, em torno de um só capítulo, apresenta e discute o próprio conceito de advérbio; a segunda, de caráter empírico, é integrada por uma série de capítulos em torno de resultados de pesquisas específicas sobre adverbiais. Essa distribuição permite, portanto, que o leitor, após uma grande revisão e reflexão acerca da classe dos advérbios, de sua fluidez categorial e tendências de mudança gramatical, tenha acesso às pesquisas específicas sobre classe, com melhor aproveitamento das informações aí contidas. 7. Claudia Maria Bokel Reis. Linguagem, Evidencialidade e Posicionamentos do Professor: A construção da coerência dos selves em narrativas de experiência. Appris. Linguagem, evidencialidade e posicionamentos de professor: A construção da coerência dos selvesem narrativas de experiência discute a construção das identidades profissionais de duas professoras de Língua Portuguesa e Lingüística através de suas histórias de trajetória profissional. As narrativas das professoras são analisadas, discursivamente, através uma postura teórica e metodológica que articula evidencialidade, posicionamento e narrativa. O trabalho assume uma perspectiva interdisciplinar que inclui a Pragmática, a Sociolingüística Internacional, Teorias Socioconstrucionistas, a Psicologia Social e a Psicologia Cultural. Buscamos demonstrar que a construção das identidades profissionais, como posicionamentos, perpassa não somente por questões da biografia pessoal e profissional, mas também pela construção e interpretação que as professoras fazem de horizontes de contextualização interdependentes: o contexto interacional, as comunidades de prática e o contexto macro social de mudanças, incluindo a nova ordem do trabalho. 8. Andreia Frederico Coutinho. Como corrigir produções de textos escolares. Protexto. Este trabalho pretende mostrar a pertinência da produção linguística no que se refere às produções de textos descritivos, narrativos e, principalmente, dissertativos. A abordagem será, em alguns aspectos, diferente da tradicionalmente conferida aos problemas relativos a esse assunto. Procura-se apontar a questão de forma abrangente, examinando-a sob vários aspectos. Assim, espera-se fornecer meios que propiciem à realização dos principais objetivos da escola, se não o principal: levar o aluno a ler e a escrever adequadamente, de modo a compreender e a respeitar o tipo de texto em questão. 9. Antonio R. Penha. Laboratório de Projetos de Qualificação em Língua Brasileira de Sinais – A valorização da Língua Brasileira de Siniais no Ensino Superior. Quártica. Escrito a cinco mãos - por Antonio Ricardo Penha, Monica Astuto Lopes Martins, Laura Jane Messias Belem, Christiane Maria Costa Carneiro Penha e Layane Cristine de Souza - este livro revela, ensina, possibilita conhecer mais e melhor os alunos surdos e com isto criar opções claras, inteligentes e sobretudo objetivas para a sua inclusão em classes regulares. Laboratório de Projetos de Qualificação em Libras se une aos trabalhos sérios neste campo, marcando como um divisor de águas este universo entre professores e alunos. A leitura desta obra certamente irá provocar reflexões e mudanças no campo da educação especial. 10. Marina R. A. Augusto (UERJ). Programa Minimalista em foco: princípios e debates, organizado por José Ferrari-Neto & Claudia Roberta Tavares Silva. CRV. Com vistas a apresentar uma das mais robustas propostas sobre a linguagem – o Minimalismo de Noam Chomsky - ao público brasileiro é que surge Programa Minimalista: Princípios e Debates, fruto da colaboração de renomados linguistas e pesquisadores da área, com prefácio do Prof. João Costa, da Universidade de Lisboa, um dos maiores nomes da Linguística Gerativa atual. Escrito de forma acessível e didática, farto em exemplificações e ao mesmo tempo completo e profundo, o livro cobre todos os módulos que compõem o modelo minimalista, desde as suas bases epistemológicas e históricas até suas aplicações no processamento e aquisição de linguagem, passando pela análise de questões relativas ao léxico, sintaxe, semântica e derivações linguísticas, sempre tendo em vista a compreensão do Programa Minimalista como um todo. http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/jel/2012/programacao_livros.htm

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