sábado, 9 de março de 2013
NOVAS TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL: Pós-Graduação a Distância
O curso tem a coordenação dos mesmos criadores do Apoio ao Professor - www.apoioaoprofessor.com.br, programa gratuito para a formação docente em novas tecnologias realizado em toda a América Latina e Caribe com o apoio da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação.
Carga Horária: 360h (340h a distância + 20h presenciais).
Público-Alvo: graduados em Pedagogia, Licenciaturas e demais áreas relacionadas à educação.
Disciplinas/Conteúdo:
Novas tecnologias na escola. O ensino digital na atualidade:
Oferece uma visão panorâmica atual das novas tecnologias na educação no ensino médio e fundamental e os tipos de programas governamentais e institucionais que estão sendo implantados no Brasil e em outros países. Também apresenta as ferramentas digitais que estão sendo utilizadas.
O livro digital e diferentes suportes:
Estão sendo criados novos livros digitais, com animações e exercícios interativos, para que o aluno interaja muito mais. A partir de 2014/2015, serão implantados estes conteúdos nas escolas, que podem ser transmitidos por quadros digitais, data-show, computadores, laptops, tablets ou até pelo próprio celular do aluno, em função da iniciativa do governo brasileiro de equipar as escolas públicas de ensino médio para o ensino digital.
Novas funções dos formadores e estratégias didáticas:
A melhora da aprendizagem exige que o docente assuma um novo papel: de transmissor do conhecimento a guia dos alunos. Mais ainda no atual contexto de abundância de informação. As TIC podem facilitar este processo e dar ao aluno um papel mais ativo.
Avaliar usando as novas tecnologias:
Avaliar usando as novas tecnologias permite ter um acompanhamento muito maior do desempenho do aluno de ensino médio e fundamental, assim como de seu crescimento. Ganha-se muito tempo na correção das provas, e o aluno participa deste processo. Com as avaliações pode-se aprender, comprovar e reconhecer as diferentes competências.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem:
Os ambientes virtuais de aprendizagem são sistemas computacionais destinados ao suporte de atividades coletivas ou pessoais que são mediadas pelas TIC’s. No ambiente virtual de aprendizagem, a escola, os professores e os alunos têm as ferramentas necessárias para aprender, ensinar, fazer o acompanhamento dos alunos do ensino médio e fundamental, tanto administrativamente quanto academicamente.
Plataforma de aprendizagem aberta: Moodle:
Mostra, caracteriza e descreve a plataforma Moodle, a mais utilizada no mundo, como um sistema de gestão de cursos, de distribuição livre, que ajuda os educadores a criar comunidades de aprendizagem on-line, postar conteúdos e a se comunicar com os alunos.
Plataformas de aprendizagem fechadas: Dokeos, BlackBoard, Amadeus e outras:
Descreve e aprofunda o conceito, a usabilidade e a descrição das plataformas consideradas de tipo fechado e as compara com as de tipo aberto.
Teorias da aprendizagem em ambientes virtuais:
Apresenta as teorias de aprendizagem e descreve os processos mediante os quais os alunos de ensino médio e fundamental aprendem com o uso das novas tecnologias.
Comunicação digital: fórum, chats e grupos de trabalho:
Envolve todos os temas de comunicação digital no ensino: a globalização, a utilização de ferramentas, fontes e recursos, o uso das novas tecnologias e as estratégias didáticas necessárias para trabalhar neste ambiente.
Recursos multimídia I (blogs, vlogs, wikis, webquest, etc.):
Mostra que as novas tecnologias permitem o desenvolvimento de novos materiais didáticos de caráter eletrônico que utilizam diferentes suportes e melhoram o ensino/a aprendizagem. Apresentam-se usos destes recursos no ensino médio e fundamental.
Recursos multimídia II (vídeos, podcast, áudio, Toondoo, etc.):
Expande a disciplina de Recursos Multimídia I e reafirma que a principal característica dos materiais eletrônicos é a possível digitalização de diferentes sinais ou tipos de informação.
Redes de aprendizagem. As redes sociais e criação da própria comunidade:
Caracteriza as redes sociais como possíveis salas virtuais de aprendizagem e mostra como a criação da própria comunidade serve como uma rede pessoal de conhecimento.
O futuro do ensino digital:
Analisa as transformações por que vêm passando as ferramentas de aprendizagem e o futuro da educação tendo em vista a realidade aumentada, materiais 3D etc.
Projetos colaborativos:
Apresenta as diferentes propostas de projetos colaborativos em rede no ensino médio e fundamental e mostra que eles são espaços abertos à expressão daqueles que desejam participar de construções coletivas, sejam elas acadêmicas ou não.
Os novos sistemas de ensino e as políticas educacionais:
Mostra como funcionam os novos sistemas de ensino mediados pelo uso do computador e da Internet. Trabalha o conceito de Cibercultura e o sentido da escola do século XXI e as atuais políticas educacionais do governo brasileiro e dos diferentes estados.
Apresentação do artigo científico:
Dá a oportunidade ao pós-graduando de apresentar seu trabalho de pesquisa para divulgar seu estudo, iniciando-se no processo de participação em eventos acadêmicos.
Corpo Docente:
Prof.ª Dr.ª Adriana Ramos,
Doutora em língua espanhola e linguística geral (UNED). Professora do Ensino Médio Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, professora de Novas Tecnologias no Ensino de Língua Espanhola na Universidade Gama Filho (Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7414152290190263).
Prof. Dr. José Luis Sánchez, Doutor em filologia e teoria da tradução. Coordenador das Pós-graduações em Tradução de espanhol, Tradução de Inglês, Ensino da Língua Espanhola e Uso de Novas Tecnologias, Ensino da Língua Inglesa e Uso das Novas Tecnologias e Interpretação de Conferências, da Universidade Gama Filho (Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9489357074404538).
Prof. M.e Stephen Hughes,
Mestre em linguística e ensino de inglês (UFRJ). Pós-graduado em Ensino a distância pelo SENAC (2010).
Professor substituto no departamento de inglês e alemão da UFRJ – ensino e planejamento de cursos de graduação, desde 2006 até o presente (Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7607359869436137).
Prof.ª M.ª Cíntia Rabello,
Mestre em Tecnologia educacional (UFRJ). Professora substituta de Língua Inglesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cursando Doutorado no Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora no Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação (LATEC/UFRJ),
professora de Uso de Novas Tecnologias no Ensino de Língua Inglesa na Universidade Gama Filho (Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1394900289365940).
Prof.ª M.ª Heloiza Helena Lanza,
Mestre em Linguística, Educação e Tecnologia (PUC-SP). Experiência profissional em consultoria e desenvolvimento de cursos presenciais e a distância. Trabalha com formação profissional, educação corporativa e formação de professores há mais de 20 anos; atuou em empresas como Senac São Paulo, Webaula, Ciatech e para empresas como McDonalds, Mapfre Seguros, Honda, L´Oréal, Odebrecht etc (Currículo lattes:http://lattes.cnpq.br/5184273267297797).
Prof. Esp. Sandro Maccarrone,
Especialista em tecnologia educacional, tem grande experiência no projeto e desenvolvimento de materiais educacionais digitais, atuando em escolas públicas de ensino médio da Espanha e na direção do Projeto Taller 2.0, que oferece cursos de formação continuada sobre o uso de novas tecnologias para a educação. Até 2012, foi o coordenador de conteúdos da Digital-Text, uma das maiores criadoras de material digital para o ensino médio e fundamental do mundo.
*Professores de escolas públicas ou filiados a sindicatos parceiros possuem 50% de desconto, valor com desconto, válido para pagamento realizado até um dia antes do vencimento. Após esse período, permanecerá o valor sem desconto.
Acesso
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/educacao/3190-novas-tecnologias-para-aprendizagem-no-ensino-medio-e-fundamental
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário