sábado, 11 de abril de 2015

Os quatro filhos da tradição da Páscoa.

Noa Badihi-Kalfus*. Uma das partes mais interessantes do Hagadá de Pessach descreve os quatro filhos - o sábio, o mau, o simples e aquele que não sabe como pedir, e conta a história de como cada um responde a pergunta de Êxodo.
The Wise Filho Chacham (חָכָם) em hebraico - O sábio conhece e compreende as tradições, portanto, ele apresenta uma questão significativa para entender a questão do Êxodo. Ele pede e quer ouvir os mandamentos de Deus sobre a Páscoa. A Hagadá afirma que o filho deve ser ensinado todos os costumes da Páscoa, que é por isso que a resposta à sua pergunta está de acordo com as leis de comentário de Páscoa: Um é para não comer qualquer sobremesa depois da Páscoa cordeiro. The Wicked Filho Rasha (רָשָׁע) em hebraico - Os ímpios representa o filho que foi criado nas tradições do judaísmo, mas orienta longe dele e trata o Seder de Pessach como algo antiquado. É por isso que ele faz uma pergunta irritante e provocativo: "O que é este serviço para você" Significando que ele não se vê como parte do povo. Esta pessoa, que quer raiva, precisa de prova e por isso ele é respondido em espécie. A Hagadá responde: Se você estivesse no Egito, você não teria sido redimido. The Simple Filho Tam (תָּם) em hebraico - Este é o filho que não sabe o judaísmo em tudo e não tem experimentado o Seder de Pessach em sua família. Ele sabe que ele é judeu e foi exposto às tradições, talvez, apenas na casa de seu avô (o sábio). É por isso que ele não sabe do que se trata e pergunta: O que é isso? A questão geral que indica falta de conhecimento. Ele recebe uma resposta geral: Com uma mão forte o Senhor nos tirou do Egito, da casa da servidão. Aquele que não sabe como pedir She'eino Yodeia Lish'ol (שֶׁאֵינוֹ יוֹדֵעַ לִשְׁאוֹל) em hebraico - Este é o filho que nada sobre o seu passado judaico sabe e certamente não o feriado, e, portanto, ainda não sabe pedir. Ele vê todas as diferenças de uma festa feriado regular: você pega a Matzá, colocá-los de volta, levantar a taça, abaixá-lo, beber quatro copos, comer ervas amargas, roubar o Afficoman, e muito mais. No entanto, ele não pede nada. É por isso que a Hagadá nos diz para iniciá-lo, ou seja, explicar para ele o significado do feriado, o simbolismo e tradições, desde o início, mesmo que ele não perguntou.
Noa Badihi-Kalfus* - Chefe de desenvolvimento curricular em eTeacherBiblical. Outras informações em http://lp.eteacherbiblical.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas