domingo, 16 de agosto de 2015

Boletim CRP SP.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DO CRP SP EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA(O) PSICÓLOGA(O) JÁ ESTÁ NO AR. Dia da/o Psicóloga/o 2015. Para marcar a comemoração do Dia da(o) Psicóloga(o) de 2015, celebrado em 27 de agosto, o CRP SP preparou uma programação especial com uma série de encontros, atividades culturais, oficinas, cine debates entre outras iniciativas em diversas cidades do estado. Consulte a programação de sua Subsede diretamente no site exclusivo do Conselho para o Dia da(o) Psicóloga(o) e inscreva-se nas atividades de interesse! A relação atividades da data também pode ser acessada na seção de eventos da nossa página no Facebook, aproveite para compartilhar a programação com outra(s) psicóloga(s)! Lembramos que as inscrições serão recebidas somente pelo formulário do site.
ECA 25 ANOS: CRP SP LANÇA CAMPANHA NA PRIMEIRA SEMANA DE SETEMBRO. Anote: Acontece no dia 5/9, das 9h às 12h, na Praça das Artes (Avenida São João, 281, Centro, São Paulo) o lançamento da campanha dos 25 anos do ECA. Ao longo de um ano, a programação da campanha promoverá o debate de dezenas de temas fundamentais relacionados à infância e adolescência. Serão realizadas em todo o estado 25 rodas de conversa formadas por jovens, psicólogas/os e jornalistas. O objetivo é privilegiar em cada local que sediará uma roda o assunto que mais impacta a juventude e a comunidade do entorno. Saiba + na reportagem especial do jornal PSI e fique de olho na programação das rodas de conversa no site www.crpsp.org.br.
SAÚDE MENTAL É QUESTÃO DE SAÚDE E NÃO DE SEGURANÇA! O CRP SP manifestou-se quanto à solicitação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e da organização Conectas Direitos Humanos, para emissão de parecer acerca dos possíveis danos à saúde mental e para o equilíbrio psicológico que o isolamento prolongado em solitárias pode ocasionar às pessoas submetidas a este, especialmente no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), bem como sobre outras questões enfrentadas pela pessoa acometida por sofrimento psíquico, submetida ao encarceramento em estabelecimentos penais comuns, sem qualquer estrutura que permita o devido tratamento de sua saúde mental. Adicionalmente, ingressou como amicus curiae da Organização Conectas Direitos Humanos, em Ação Direta de Inconstitucionalidade, quanto ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). O Conselho tem sido reconhecido por suas contribuições na garantia da defesa dos direitos humanos e políticas públicas. Assim, é contrário a qualquer modelo de encarceramento para responder às questões sociais e é favorável à reforma psiquiátrica, à luta antimanicomial, e entende que na impossibilidade do cumprimento da medida de segurança em um local destinado a esta, a alternativa deve ser a liberdade, atendimento em saúde pela rede e jamais a integração desta pessoa ao sistema prisional, que tem se mostrado totalmente ineficaz quanto à ressocialização e diminuição das taxas de reincidência, além de reproduzir e perpetuar sofrimento psíquico, afrontando diretamente seus direitos humanos. DIA NACIONAL DA BVS-PSI: Em 27 de Agosto, além do Dia da(o) Psicóloga(o), será comemorado o Dia Nacional da Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia (BVS-Psi Brasil), uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação na área. Além de apresentar os recursos e funcionalidades da BVS-Psi, a proposta é principalmente orientar sobre como realizar buscas e consultas às informações científicas de maneira eficaz e segura. Nesta data, serão organizadas atividades informativas e educativas para o uso das bases de dados mais pertinentes ao ensino e formação dos psicólogos. Todas as bibliotecas de instituições com cursos de Psicologia podem e devem participar para ampliar a capacidade de acesso às informações por parte dos alunos, professores e pesquisadores dos mais de 500 cursos do país. http://www.crpsp.org.br/portal/boletim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas