segunda-feira, 8 de abril de 2013
UNISUAMNews: Projeto voltado à comunicação comunitária de Manguinhos faz aula inaugural.
A UNISUAM, cumprindo sua missão de promover o desenvolvimento da sociedade, inicia uma parceria com a Fiocruz para implantação de um novo projeto voltado à comunidade de Manguinhos.
O projeto nasceu a partir da identificação feita pela Fiocruz, juntamente com o Conselho Comunitário de Manguinhos, da necessidade de trabalhar a comunicação na região, pois, pela extensão do território e das divergências culturais entre cada comunidade que integra esse grande complexo que é Manguinhos, existe uma dificuldade de a informação chegar a todos, como foi o caso deste projeto, que teve sua divulgação feita toda no boca-a-boca justamente pela ausência de meios adequados de comunicação dentro das comunidades.
Na última terça-feira, 02/04, ocorreu a aula inaugural, que contou com a presença do responsável pelo projeto, Alex Vargas, e do representante da Fiocruz, Leonídio Madureira Sousa Santos. A turma, composta por cerca de 25 alunos, das mais diversas localidades de Manguinhos (Mandela, Varginha, Amorim, Vila Maria, Ex-Combatentes etc.), teve a oportunidade de tirar dúvidas e compreender melhor o objetivo do projeto, além conhecer os professores que irão ministrar as oficinas.
Na próxima semana, iniciarão as aulas da primeira etapa do projeto, que vai até julho, e será composta por conteúdos teóricos. A partir do segundo semestre do ano (agosto a dezembro), terá início a segunda etapa, composta por aulas práticas. Ao todo serão 24 encontros, nos quais os alunos irão aprender sobre materiais de comunicação impressos (Profª Vanessa Paiva), como fazer rádio e montar blogs (Prof. Alexandre Ferreira), noções de publicidade e desenvolvimento de projetos gráficos (Profª Sylvia Bisaggio) e produção de vídeos (Profª Cíntia Neves).
Com isso, o curso visa deixar um legado, algo mais estruturante para atingir a meta maior que é a “constituição de uma agência de comunicação comunitária”, afirma Leonídio, representante da Fiocruz.
Ao fim da aula, perguntados sobre o que é a comunicação e como eles pretendiam utilizá-la, os alunos puderam expor seus pontos de vistas e debater sobre as dificuldades da comunicação dentro de Manguinhos, da necessidade de ser ouvido e de integrar as diversas comunidades que compõem o bairro.
Fonte UNISUAMNews em
http://www.unisuamnews.com.br/projeto-voltado-a-comunicacao-comunitaria-de-manguinhos-faz-aula-inaugural
(OUTROS**)
Neste ano, nos dias 29 e 30 de abril, acontece o VIII Fórum Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia, realizado pela ABRAPG-Ft e UNISUAM.
No primeiro dia do evento, a abertura será realizada por representantes da UNISUAM, do CNPq, da FAPERJ e da ABRAPG, entre eles: o Prof. Arapuan Netto (Reitor da UNISUAM), o Prof. Dr. Dirceu Costa (Presidente da ABRAPG), o Prof. Dr. Egberto Gaspar de Moura (FAPERJ), a Profª Drª Rosana Sampaio (CNPq) e outros.
Logo após a abertura, os participantes poderão assistir às palestras que abordarão temas como metas, desafios e perspectivas da pesquisa em Fisioterapia. Na parte da tarde, haverá uma mesa-redonda sobre a “Estratégia dos Programas de Pós-Graduação para Cumprimento das Exigências da CAPES” com a presença de professores de diversas universidades do país. Por fim, haverá a realização da Assembleia da ABRAPG.
No início do segundo dia, os participantes terão a oportunidade de fazer um curso sobre o “Delineamento de Pesquisas em Fisioterapia”, com a Profª Drª Anke Bergmann (UNISUAM) e o Prof. Dr. Luiz Claudio Santos Thuler (INCA).
O evento será realizado no Premier Copacabana Hotel e as inscrições são limitadas, podendo ser feitas até o dia 24 de abril ou até todas as vagas serem preenchidas.
Confira os valores da inscrição e a programação completa acessando o link http://www.abrapg-ft.org.br/materias.asp?sub_secao=50&Id_Pagina=55
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário