terça-feira, 4 de junho de 2013

Nota dez para o IX Encontro de Educadores UNIABEU: Educação para sustentabilidade: uma mudança de paradigma.

Chegou ao fim o IX Encontro de Educadores UNIABEU. A equipe do CH Penha Projetos Educacionais despede-se do evento com plena satisfação agradecendo a colaboração dos participantes. Até o X Encontro de Educadores UNIABEU em 2014. TUDO SOBRE A PROGRAMAÇÃO DE 03 DE JUNHO, SEGUNDA-FEIRA>>> PALESTRAS: 1- Trilhas para o professor nota 10: reflexões para práticas e posturas. (Auditório) Resumo: A proposta deste trabalho apresentou a culminância do Projeto Interdisciplinar desenvolvido ao longo do semestre letivo 2013.1, do curso de Pedagogia, com a turma do segundo período. Este consistiu na produção de esquetes a partir de situações problematizadoras reais, da sala de aula, levantadas pelos professores coordenadores do projeto. Profª. Isabel Andréa Barreiro Pinto, Profª. Ivonete Cristina Campos Lima, Prof. Sergio Eduardo Marschhausen Pereira. 2- Sustentabilidade Política no Oriente Médio (sala 112). Resumo: Propomos discutir a realidade precária no alinhamento político da região do Oriente médio em relação ao programa nuclear iraniano. Será levada em conta a posição ocupada por Israel naquela região e sua aliança com países do Ocidente, além da situação do Irã como um ator global essencial para a sustentabilidade política médio-oriental. Prof. Ronald Apolinário de Lira. 3 - Identificação Racial – um estudo de casos nas escolas públicas brasileiras (sala 209). Resumo: Neste momento, onde as cotas raciais se fazem presentes, buscou-se entender o diferencial entre brancos e negros no Brasil, e identificando os pontos para reduzi-lo. Prof. Pedro Ivo Camacho Alves Salvador. VÍDEO DEBATE: Educação e sustentabilidade (sala 103). Resumo: O objetivo desta atividade foi apresentar e discutir o conceito de sustentabilidade. Num segundo momento, os participantes debateram como se dá a articulação do saber escolar/acadêmico com o saberes de comunidades como ribeirinhas, quilombolas e indígenas e assim pensar em uma educação que assegure um desenvolvimento econômico sustentável. A apresentação do vídeo sobre a “Universidade dos Pés Descalços” contribuiu para o debate dos saberes “não institucionalizados” que devem ser valorizados e validados para o enfrentamento do desafio de conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Profª. Daniela Azini Henrique. COMUNICAÇÃO COORDENADA: Sustentabilidade: os desvãos entre discursos e práxis (sala 109). Resumo: Um trabalho interdisciplinar de Língua Portuguesa e Exercício da Ação Docente. Teve por objetivo, aprimorar as condições de leitura dos graduandos, a partir da exploração de textos imagéticos e verbais. In)sustentabilidade: perspectivas de leitura(s) – Linhas convergentes e divergentes entre textos imagéticos e verbais Profª. Anete Mariza Torres Di Gregorio, - Sustentabilidade: análise léxico-semântica do discurso jornalítico Graduanda Renata Chagas Marques, - Sustentabilidade: a (des)construção de conceito(s) pela imagem Graduanda Vanessa Lima Paula - Das entrelhinhas do discurso sobre transversalidade à prática efetiva em sala de aula Profª. Sandra Verônica Vasque Carvalho de Oliveira, - Uso de temas transversais junto ao conteúdo convencional para o alcance da cidadania e participação social consciente Graduanda Ana Paula Marques da Silva, - As incursões da transversalidade na realidade da prática docente Graduanda Poliane Gomes Neves. MINICURSOS: 1 – Sustentabilidade: reflexão sobre pesquisa, projetos e docência na educação básica e superior (sala 110). Resumo: Este minicurso teve como proposta a união de estudos (docente e discente) para fazer uma reflexão sobre os critérios daquilo que se entende por sustentabilidade e seu alcance na educação como significado para formação de valores individuais em respeito à coletividade. Profª. Christiane Maria Costa Carneiro Penha, Profª Nívia Muniz Vieira, Prof. Antonio Ricardo Penha. 2 – Regras básicas da ABNT para trabalhos acadêmicos (sala 115). Resumo: A presente proposta teve por finalidade explicar aos discentes a importância da utilização das normas da ABNT em trabalhos acadêmicos. Neste minicurso, foram observados os parâmetros básicos estipulados pela ABNT a partir do manual proposto pela professora Sineide Gomes da Silva, que serve de modelo para os trabalhos universitários utilizados nesta Instituição. Prof. Marcio Felipe Almeida da Silva. 3 – Princípios da alfabetização ecológica: educando crianças para um mundo sustentável (sala 116). Resumo: A Profª. Virna explicou que por meio do paradigma cartesiano, tendemos a ver os fenômenos desconectados, parecendo natural percebê-los como coisas separadas. Essa visão vem condicionando o pensamento contemporâneo a lidar com a questão ambiental desarticulada da questão social. Ensinar os princípios básicos da ecologia para nos tornarmos ecologicamente alfabetizados, conhecendo as diversas redes de interação que constituem a teia da vida, são os objetivos que se estabelecem entre todos os seres vivos e o ambiente onde vivem, e que tais relações constituem a teia que sustenta a vida do planeta. Profª. Virna Mac-Cord Catão. 04 DE JUNHO, TERÇA-FEIRA - PALESTRA. 1 - A sustentabilidade emocional na sala de aula como forma de combate ao bullying (auditório). Resumo: Em meio ao crescente número de casos de bullying nas escolas de ensino fundamental e médio, faz-se urgente buscar alternativas para combater essa prática que torna a vivência escolar de crianças e adolescentes quase insuportável. A reflexão acerca da sustentabilidade emocional na sala de aula visa ser uma das possíveis soluções para o problema. A palestra tem como objetivo apresentar a relação entre a manutenção de um ambiente emocionalmente sustentável e a inibição dos casos de bullying. Prof. Marcelo de Oliveira Nascimento. 2- Avaliando a avaliação (sala 112). Resumo: Procurou-se entender os diferentes métodos de avaliação,e como se pode aprimorá-los e aplicá-los em nossa atividade profissional; considerando as novas práticas de ensino a partir das pesquisas realizadas. Profª. Edith Mª. Marques Magalhães e Rosimeri Mª. Barbosa 3- Sustentabilidade e degradação (humana) em Vidas Secas. (sala 109). Resumo: O professor explicou que a contemporaneidade é marcada, sem dúvida, pela preocupação em tornar a vida no planeta mais sustentável. Isso se deve ao fato de o homem ter tomado consciência de sua participação direta na degradação ou conservação das fontes essenciais para sua existência. Prof. Anderson da Costa Xavier OFICINA: A escola como espaço de formação do consumidor crítico e consciente (sala 110). Resumo: A proposta da oficina discutiu o consumo numa perspectiva de sustentabilidade, considerando a sala de aula como espaço de formação do consumidor crítico e consciente. Pensar práticas educativas capazes de gerar atitudes concretas de solidariedade e preservação para com o meio ambiente. Profª. Ivonete Cristina Campos Lima, Profª. Silvana Godoy, Profª. Vanda Zidan. VÍDEO DEBATE: Bullying – por que falar sobre isso? (sala 301). Resumo: Violência, infelizmente, é um tema que não sai de moda. Quando praticada entre crianças e adolescentes, muitas vezes é vista como “brincadeira da idade”, sendo, portanto, considerada normal pela sociedade. Afinal, quem nunca recebeu um apelido ou algum tipo de ameaça durante a fase escolar? Há quem diga até que isso faz parte do amadurecimento psicológico, preparando o indivíduo para os desafios da vida adulta, certo? Talvez não! Sendo assim, o objetivo do nosso trabalho é fomentar a reflexão a respeito do que vem a ser bullying. Profª. Cristiane de Moraes Salvino MINICURSO: Educação sustentável: análise do marketing sobre consumo e consumidores (sala 111). Resumo: Nesse minicurso foram analisdas algumas mensagens que são livremente distribuídas nas propagandas e que podem resultar em ações negativas dentro da escola. Observou-se que durante muitos anos a economia de consumo global esteve subordinada ao desmatamento, tabaco, álcool e outras atividades nocivas à sustentabilidade apoiadas em marketing de excelente qualidade vinculadas em horário nobre nas diferentes mídias. Os participantes refletiram, sobre a campanha do lixo resultante do desperdício e a sua eficácia no problema de saúde do país.. Profª. Layane Cristine de Souza, Profª. Débora Beloni dos Santos, Prof. Delfim Morais Santos. Rua Professor Alfredo Gonçalves Figueira, 553 - Centro - Nilópolis / RJ.

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